quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LPIC - Um pouco sobre o boot do Linux

Post com dicas para LPI
Tópico: Arquitetura de Sistema

Um pouco sobre o boot do Linux

No momento da inicialização (boot) do sistema podemos passar diversos parâmetros com propósitos variados para o Kernel do Linux. No momento do boot podemos também verificar se dispositivos e serviços foram configurados e iniciados corretamente.

Os principais softwares responsáveis pelo boot no Linux são o Lilo e o Grub. Ambos funcionam de maneira semelhante: antes do carregamento do Kernel oferecem um prompt onde é possível alterar o comportamento do boot, podendo ser possível passar parâmetros para o Kernel. Alguns exemplos de parâmetros que podem ser por este prompt são:

- acpi : Liga/Desliga o suporte a ACPI

- init : define um outro programa para ser executado na inicialização no lugar de /sbin/init

- mem : Define a quantidade de memória que estará disponível para o sistema

- maxcpus : Define a quantidade máxima de processadores que estarão disponíveis para o sistema.

- quiet : não exibe grande parte das mensagens da inicialização(boot)

- vga : seleciona um modo de vídeo

- root : define uma partição raiz diferente

- ro/rw: realiza a montagem inicial da partição raiz como somente-leitura(ro) ou leitura-escrita(rw).

Na inicialização do sistema são exibidas as mensagens de detecção e configuração dos dispositivos de hardware bem como dos serviços do sistema. Em algumas distribuições do Linux essas mensagens são suprimidas e em seu lugar são exibidas telas de abertura. Como o processo de boot é muito rápido é difícil de acompanhar as mensagens do boot, porém o Linux armazena essas mensagens em /var/log/dmesg onde podemos visualizar todas as mensagens da inicialização contidas neste arquivo. Podemos utilizar ainda o comando:

dmesg

para maior facilidade da visualização destas mensagens.

Claro que existem mais coisas a serem estudadas sobre o processo de boot, bem como configurações e usos de outros softwares responsáveis pelo boot(bootloader). Acredito que este post venha a dar uma idéia básica do boot para você e aconselho a ligar o seu Linux agora e começar a experimentar mais opções de parâmetros de inicialização do sistema e configurações do bootloader de sua distro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário