quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alterando corretamente as configurações do Grub2

Após muito tempo sem atualizar o blog, estarei começando apartir de agora a realizar postagens diárias no blog. E o que me inspirou a começar foi o fato de hoje eu ter instalado o Ubuntu 10.04 em meu notebook, para substituir o meu antigo Mint 8. Nada melhor para começar do que postando dicas para mudar a cara do seu grub não é?

Confesso que foi uma surpresa eu ver a cara nova do Ubuntu, depois de uma noite baixando a imagem(é minha net é um lixo mesmo xD ), instalei o sistema aqui, todo bonitão começando pela cara nova do setup de instalação, muito bem acabado por sinal mas um pouco pesado.Ao terminar a instalação a primeira mudança significativa que notei foi que a instalação tinha apagado meu grub personalizado...aff, então o que eu fiz foi personalizá-lo novamente.

Deve ser do conhecimento do leitor que o grub2 não possui nenhum arquivo menu.lst para configurar assim como no antigo grub, o novo arquivo agora é o grub.cfg, que se transformou em um script em shell com inúmeras configurações possíveis. Antes de começar a alterar o grub.cfg fique sabendo que sempre que houver uma atualização do grub (update-grub), esse arquivo é refeito desfazendo com isto suas configurações. A maneira correta de modificar o grub é alterando alguns arquivos que ele usa para gerar estas atualizações a cada update. O primeiro é o /etc/default/grub onde podemos alterar as configurações para recuperação do grub.Aqui nós vamos alterar algumas coisas:
  • GRUB_TIMEOUT=30 (altere o número para o tempo em segundos que deseja que o grub espera até carregar a opção padrão de boot).
  • GRUB_DEFAULT=0 (altere para a opção que deseja que seja a padrão para carregamento ao fim do tempo de espera, lembrando que a primeira opção da lista equivale a 0, a segunda a 1 e assim por diante).
  • GRUB_GFXMODE=1366x768 (descomente esta linha e coloque a resolução que o grub irá usar na tela de boot, no exemplo coloquei a resolução da tela do meu notebook).
Pronto, já alteramos algumas coisas que serão cruciais para a aparência do nosso grub, fique livre para fazer outras modificações. Para realmente aplicar estas configurações ao arquivo de configuração(grub.cfg) basta digitar o seguinte comando:
sudo update-grub


Agora vamos colocar uma imagem de fundo no nosso grub. Para isto vamos alterar um outro arquivo: /etc/grub.d/05_debian_theme. Aqui neste arquivo vamos alterar as seguintes coisas:
  • WALLPAPER="/usr/share/images/desktop-base/imagem.jpg" (altere para o caminho da sua imagem, eu prefiro copiar a imagem para a pasta padrão, se quiser testar uma outra pasta personalizada esteja a vontade ;D. Importante é que a imagem deve ser da mesma resolução que você colocou no parâmetro GRUB_GFXMODE, caso contrário converta ela com o comando convert ) .
  • COLOR_NORMAL="white/black" (altere os parâmetros para as cores que os caracteres do grub serão impressos na tela, importante alterar para melhor visualização dependendo da imagem que vc colocou como fundo)
  • COLOR_HIGHLIGHT="magenta/black" (altere para modificar a cor da opção selecionada na lista de opçṍes de boot na tela do grub)
Depois basta dar novamente o comando para atualização do grub:
sudo update-grub


Agora é só reiniciar e curtir a cara nova do seu grub ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário